282: Blogue Eclypse nas Redes Sociais

Em destaque

 

Twitter:
https://twitter.com/labimagens

Pinterest:
https://www.pinterest.pt/alien3065/
(Space News, PhotoMoonBackyard, A Cozinha do Avô Chico, O Portal da Saúde, Laboratório Fotográfico, Alien’s)

Google+:
https://plus.google.com/u/0/112866406572659106126

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

Lua de Hoje – 21.Jun.2018

 

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuvens. Mas com um pouco de paciência, ainda consegui estas imagens.

Em que lua estamos?

Lua Crescente

A lua de hoje está 60.90% visível e está a crescer. Faltam 7 dias para a fase Lua Cheia.

Distância da Lua à Terra: 378.847.77 km
Idade da Lua: 8.42 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Lua Cheia
Visibilidade da Lua: 60.90%

 

Poluição Luminosa 21062018

Poluição do ar em Portugal

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

2Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

478: Dia do relógio de Sol (21/06/2018)

 

 

No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1990, o dia do relógio de Sol.

Para assinalar esta data, aqui deixamos umas notas sobre o relógio de Sol.

O que é um relógio de Sol?

Um relógio de Sol é um instrumento que determina a hora do dia através da sombra de um objecto (gnómon) feita pelo Sol. O relógio de Sol mostra o tempo solar verdadeiro, também chamado hora solar aparente. Num sentido mais amplo, um relógio de Sol é qualquer dispositivo que use a altitude ou o azimute do Sol (ou ambos) para mostrar a hora. Além da sua função de contagem de tempo, os relógios de Sol têm também interesse como objectos decorativos e de estudo matemático.

O relógio de Sol comum tem um mostrador e um gnómon. O mostrador pode ser plano com as linhas horárias marcadas e o gnómon é um objeto que produz a sombra que vai funcionar como um ponteiro. A posição do gnómon deve ser paralela ao eixo de rotação da Terra, apontando no hemisfério norte para o pólo norte celeste, para que o relógio de Sol seja preciso ao longo do ano. À medida que o Sol se move no céu, a sombra do gnómon no mostrador indica a hora do dia que corresponde à hora solar aparente. O mostrador deve estar perfeitamente alinhado com o meridiano, ou seja, a linha horária das 12 horas no mostrador deve coincidir com a linha Sul-Norte. No instante em que o Sol cruza o meridiano celeste local, isto é, a linha norte-zénite-sul, a sombra do gnómon recai, obviamente, na direcção norte-sul e o relógio de Sol indica o instante do meio-dia solar verdadeiro que corresponde às 12 horas do relógio de Sol. A qualidade da medição depende do rigor da orientação Norte-Sul do relógio e da inclinação do gnómon, que depende da latitude do lugar de observação.

Relógio Equatorial do OAL/FCUL

O segundo aspecto crítico na construção de um relógio de Sol é a marcação das linhas horárias no mostrador. Este processo varia conforme o tipo de relógio de Sol. Existem vários tipos de relógios de Sol, com o mostrador horizontal, vertical, equatorial, declinante, inclinante, polar e ainda o analemático. Em Portugal é muito comum ver-se o relógio horizontal e vertical. Por exemplo, no jardim do OAL está um relógio horizontal, infelizmente o gnómon foi roubado. Uma vez que os mostradores dos relógios horizontal e vertical estão inclinados relativamente ao plano do equador, o movimento da sombra não é uniforme, sendo mais lento em torno do meio-dia. Assim, as marcações não estão igualmente espaçadas. No caso do relógio equatorial, o plano do mostrador faz com a horizontal um ângulo igual à colatitude (90º – latitude) do lugar. Só neste caso é que as marcações horárias estão igualmente espaçadas, com um intervalo de 15º entre as linhas.

Encontrará explicações passo a passo de como construir um relógio de Sol no sítio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/Os%20relogios%20de%20Sol%20e%20a%20Matematica.pdf

Como ler as horas num relógio de Sol e convertê-las na hora Legal?

A hora indicada no relógio de Sol é a hora solar verdadeira local. Pelo contrário, a hora legal, usada no dia-a-dia e dada pelos relógios normais, é baseada no tempo solar médio. Um dia solar aparente é o intervalo entre duas passagens consecutivas do Sol pelo meridiano local. Devido à inclinação do eixo da Terra, e ao facto de a sua órbita ser elíptica, a altura máxima do Sol varia ao longo do ano, e o mesmo acontece à duração do dia solar aparente. Assim, o movimento aparente do Sol não é suficientemente regular para poder servir de referência à medição do tempo e a nossa vida quotidiana rege-se não pela escala de tempo solar verdadeiro, mas sim pela escala de tempo solar médio. Esta escala foi criada pelos astrónomos de maneira a compensar estas variações.

Para passar de uma escala de tempo à outra é preciso fazer uma conversão que depende de 3 factores:

  1. Equação do tempo: a equação do tempo representa a diferença entre a posição real do Sol no firmamento e a posição que ele ocuparia nesse momento se o eixo da Terra fosse perpendicular à eclíptica e a órbita terrestre circular.
  2. Longitude do lugar: a hora solar medida varia com a longitude de forma contínua, no entanto a hora legal é constante dentro de um fuso horário, variando de forma discreta entre fusos. Por isso é necessário aplicar uma diferença de 4 minutos (60/15) por cada grau de longitude em que o lugar de medição difira do meridiano de referência do seu fuso.
  3. Hora de Verão: durante o período de mudança de hora, é preciso fazer uma correcção adicional à hora medida.

Estes três factores estão implementados na seguinte equação que permite assim fazer a conversão entre a Hora Solar Local lida no relógio de Sol e a Hora Legal (HL):

  • No período da hora de Inverno: HL = Hora Solar Local + DET – DT
  • No período da hora de Verão: HL = Hora Solar Local + DET – DT + 1hora

Nesta equação, DET é a correcção ao fuso horário de referência mais a Equação do Tempo. É dada pela diferença DET = Tempo Universal ao Meio-dia solar verdadeiro – 12horas. O Tempo Universal ao Meio-dia solar verdadeiro é fornecido na tabela  “TEMPO UNIVERSAL AO MEIO-DIA SOLAR VERDADEIRO (LISBOA) ” .

Quanto a DT, é uma correção extra a aplicar devida ao facto dos valores dados na tabela serem válidos apenas para Lisboa. Assim, em Lisboa DT=0, enquanto que para qualquer outra localidade, DT = – λ+ 36min 45s, em que λ é a longitude da localidade convertida em horas.

Exemplo, a correcção DT para o Porto e Coimbra: DT(Porto)= 2min; DT(Coimbra)= 3min.

Note-se que também existem relógios de Sol mais sofisticados, construídos de forma a indicar directamente a Hora Legal.

Nunca é demais recordar que nunca deverá olhar directamente para o Sol, a sua visão corre perigo! Para ver as horas num relógio de Sol, só as sombras interessam.

OAL – Observatório Astronómico de Lisboa
20 Jun 2018

E a propósito de começar hoje o Verão, segue uma informação meteorológica nada condizente com esta época do ano.

Verão começa com chuva, granizo e trovoada

Rovena Rosa / ABr

O verão começa esta quinta-feira com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

O solstício de verão ocorrerá às 11h07 desta quinta-feira, marcando o início da estação no hemisfério norte. O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de Setembro de 2018, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em declarações esta quinta-feira à Lusa, Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que durante a noite ocorreu bastante precipitação, em especial na região sul e litoral centro, que em alguns locais foi acompanhada por granizo e bastantes descargas eléctricas (relâmpagos).

“Por causa desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo dez distritos de Portugal continental – Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja – até às 10h00. Contudo, ao longo do dia de hoje poderá haver novos avisos“, disse.

Na quarta-feira, os concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no norte do distrito de Viseu, foram afectados pelo mau tempo, que provocou inundações e quedas de árvores.

De acordo com a meteorologista, esta quinta-feira poderão ocorrer situações semelhantes como a registada no distrito de Viseu. “Pode acontecer. O que aconteceu foi realmente um aguaceiro forte com bastante granizo e para hoje a situação é semelhante”, disse.

Além da chuva forte, o IPMA prevê também para esta quinta-feira vento forte nas terras altas e descida da temperatura máxima, com excepção do Algarve onde está prevista uma subida.

Melhoria para o fim-de-semana

“Amanhã ainda haverá alguma instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro e em especial no interior destas regiões que ainda com alguns aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e de granizo”, disse.

Patrícia Gomes destacou que a partir do fim da tarde de sexta-feira deverá começar a registar-se uma melhoria.

“Para o fim-de-semana ainda existem condições de instabilidade. Ainda existem aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mas serão menos frequentes e mais dispersos”, indicou.

No que diz respeito às temperaturas, Patrícia Gomes adiantou que esta quinta-feira descem, mas amanhã sobem e no sábado vão registar-se pequenas variações.

“No entanto, as máximas vão rondar os 30 graus em todo o país e em alguns locais serão acima dos 30. As mínimas serão amenas e em muitos locais tropicais, ou seja, com 20 graus ou acima”, disse.

A tendência para o início da próxima semana será de melhoria.

ZAP // Lusa

Por Lusa
21 Junho, 2018

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

Continuação do mau tempo…

 

 

19062018@16:55: … embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão… Os astro-fotógrafos podem ir de férias porque este ano não se safam com este tempo, pelo menos em Lisboa que até nem é um sítio aconselhável para a astrofotografia… Mas se logo à noite existir uma aberta… trabalha a Nikon B500.

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

 

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

476: Noites no Observatório – Um Universo com ALMA

 

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.


Um Universo com ALMA

por Hugo Messias, do Joint ALMA Observatory e Observatório Europeu do Sul

Melhorar o nosso conhecimento sobre o Universo passa por termos acesso, entre outros, a telescópios cada vez maiores. Neste sentido, a colaboração em Astronomia é algo crucial para o desenvolvimento desta área científica.

Numa altura em que os próximos megatelescópios já se encontram em construção, falaremos do Atacama Large Millimeter Array (ALMA) o primeiro destes telescópios a ser inaugurado. Em especial, falaremos  da contribuição do ALMA para um tipo de observações que transformará a Terra num telescópio.

Nesta palestra vamos explorar o potencial imenso destes mega-telescópios, desde a observação do buraco negro super-massivo no centro da Via Láctea, à formação de jactos em galáxias.

Nota Biográfica

O Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa.

Após o seu doutoramento, rumou ao Chile para trabalhar na Universidad de Concepción, com dados do maior radiotelescópio do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Entre 2014 e 2016, ao abrigo de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, foi o Cientista responsável do Centro Português de Competências ALMA.

Actualmente, o Hugo trabalha como investigador no ALMA, onde contribui para a ciência produzida por um dos telescópios mais poderosos do mundo.

As Noites no Observatório são organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

Duração:

3 horas

Entrada livre

Inscrição

Apesar de ter acesso gratuito, a actividade requer uma inscrição obrigatória que é realizada exclusivamente online. Para se inscrever, aceda a esta página.

Atenção: De forma a garantir que o maior número possível de pessoas possa assistir às nossas actividades, e tendo em conta as desistências sem aviso prévio, serão solicitados por e-mail até dois pedidos de confirmação de presença no evento, por cada inscrição efectuada. A ausência de resposta até 48 horas após a recepção de um pedido de confirmação de presença será tomada como uma desistência e a inscrição será cancelada. Por este motivo, esteja atento à sua caixa de correio electrónico de modo a poder confirmar a sua participação nas actividades, quando lhe for solicitado.

Atenção: Deverá levantar uma senha de inscrição na porta do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva entre as 21:00 e as 21:25 no dia do evento. Após as 21:25, as senhas não levantadas serão atribuídas a pessoas inscritas em lista de espera e, por ordem de chegada, a pessoas sem inscrição.

Importante: 

A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.

A realização da palestra é independente das observações e as portas abrem meia hora antes do evento.

Receba os anúncios antecipadamente:

O tema da palestra e o programa são divulgados na segunda-feira da semana anterior ao evento. A divulgação é realizada através da página Internet do IA, assim como da newsletter do IA. Pode ainda receber os anúncios através da página de facebook do IA assim como do grupo facebook das Noites no Observatório.

Localização

Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva
Museu de Marinha
Praça do Império
Lisboa

Como chegar

De carro
GPS – 38.698140, -9.208919

De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201

De eléctrico
15

De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir com o palestrante, colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

ia – instituto de astrofísica e ciência do espaço

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

475: Sessão lunar 19.Jun.2018

 

 

19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a paciência de conseguir paciência, um atributo imprescindível num fotógrafo lunar (ou de natureza). Não deu para instalar o telescópio porque não valia mesmo o esforço e o trabalho, mas agora a Nikon B500 supera as minhas expectativas e com a sua zoom de 910mm conseguem-se fotografias razoáveis, descontando o estado do tempo. Algumas manchas nas imagens são nuvens de passagem.

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

474: AstroCosmos: Aprender na Escola, no Campo e na Cidade, no Céu de Portugal

 

 

Este é o projecto que submeti ao Orçamento Participativo Portugal. Tem o #582 e podem votar em https://opp.gov.pt/proj/582

É um projecto pela Astronomia com o público mas dando muita ênfase às Escolas, à formação dos alunos e professores — DIVULGUEM —.

Vai tirar partido da posição privilegiada de instituições de divulgação científica, os CCVs, apoiadas por uma instituição do Ensino Superior em Lisboa, com muita competência em Astronomia.

Um CCV deve estar sediado em Lisboa, com uma localização de eleição e infraestruturas muito boa. Permitirá a observação do Sol e da Lua integradas nas sessões públicas regulares, onde as Escolas têm um assento preferencial.

O complemento perfeito está na excelente qualidade do céu no alentejano, a Sul de Grândola, num CCV onde aflui muito público com regularidade e onde se farão observações astronómicas no grande telescópio de 45 cm, Ritchey-Chrétien com montagem equatorial de garfo. Para além dum óptima câmara de CCD+filtros+espetroscópio, também será usado nas suas actividades regulares de observação do Sol (branco e Halfa), da Lua e dos planetas.

Os objectivos estão resumidos neste curto texto mas irei explicar nas próximas semanas.

Já está a votação o nosso projecto no OPP: é o #582. Pode votar nele em: https://opp.gov.pt/proj/582

Aproveitando infraestruturas já existentes, propõe-se a instalação duma estrutura de observação astronómica que contribuirá para a educação formal e não formal, assim como para a comunicação e divulgação da ciência e tecnologia. O projecto também pretende dar cobertura e relevo aos eventos astronómicos com impacto popular com recurso a acções públicas, nomeadamente através da Internet, para que, de uma forma inclusiva e de máxima acessibilidade, contribua para a melhoria da literacia científica.

Esta instalação deve tirar partido das capacidades existentes em três pólos de cariz científico: um no Alentejo e dois em Lisboa. Os pólos devem reunir instituições competentes na formação científica a diversos níveis (Superior é obrigatório), mas também na divulgação da Ciência. Na parte observacional no Alentejo é fundamental que se utilize um telescópio que satisfaça requisitos de grande qualidade: ter pelo menos 45 cm de diâmetro no espelho principal, configuração óptica do tipo Ritchey-Chrétien e montagem equatorial em garfo, de modo a poder tirar partido da excelente qualidade do céu alentejano, a Sul de Grândola, onde se reúnem características atmosféricas e antrópicas óptimas, principalmente para a observação astronómica nocturna.

Há instituições de Ensino Superior em Lisboa que possuem recursos físicos e humanos que têm capacidade para a concretização deste objectivo: tanto na infraestrutura tecnológica bem como nas excelentes competências científico-pedagógicas na área da Astronomia, crucial no projecto. Por outro lado, as outras instituições devem ter competências em divulgação científica para o grande público, já ter instrumentos de observação, infraestruturas de apoio e espaços de qualidade reconhecida para estas actividades. São candidatos perfeitos instituições de Ensino Superior e Centros Ciência Viva.

O projecto é composto por duas grandes partes:

A— A instalação de telescópios já existentes, melhorados com a aquisição do equipamento acessório/complementar e necessário às observações astronómicas, nos diferentes tipos, tanto em Lisboa como no Alentejo.

B— O desenvolvimento e concretização das actividades em si:

i) Observação astronómica em Lisboa e no Alentejo, integradas em sessões públicas regulares, mas que podem ser partilhadas via Internet;

ii) Projectos de astronomia com as escolas, com fins educativos na área das ciências. Os projectos podem contemplar um ensino mais desenvolvido, explorando componentes, tais como: obtenção de imagem e fotometria para estudar planetas extra-solares, estudo de estrelas variáveis, trânsitos de planetas no Sol , ocultações de estrelas pelos asteróides, obtenção de espectros para classificação estelar, medição de velocidades radiais de estrelas, além da aprendizagem de técnicas de fotografia astronómica digital. Estes projectos deverão ter sempre o envolvimento de uma instituição de Ensino Superior com reconhecidas competências na área da Astronomia, garantindo a qualidade científica e pedagógica dos mesmos.

iii) Divulgação científica de qualidade associada aos eventos astronómicos de cariz mais popular, também com observação astronómica local e difusão via Internet.

Este projecto procura usar o fascínio pela Astronomia e pretende tirar partido da posição privilegiada de instituições de divulgação científica, apoiadas por uma instituição de Ensino Superior. Uma sediada em Lisboa, com uma localização de eleição e infraestruturas muito boas, permitirá a observação do Sol e da Lua integradas nas sessões públicas regulares, onde as Escolas têm um assento preferencial. O complemento perfeito está na excelente qualidade do céu no alentejano, a Sul de Grândola, numa instituição onde deve afluir muito público com regularidade e onde se farão observações astronómicas no grande telescópio, também para as suas actividades regulares.

Com estes dois pólos cria-se a capacidade de proporcionar, nos eventos astronómicos de massas, uma comunicação científica de qualidade: as imagens obtidas em tempo real e os comentários dos especialistas serão partilhados via Internet. Esta partilha será utilizada gratuitamente por qualquer outra entidade que localmente queira fazer o seu evento, potenciando-se assim a Educação e a Cidadania do Conhecimento em todo o país.

O projecto proporcionará igualmente a construção de uma base de dados de imagens que serão colocadas à disposição das escolas e dos professores, assim como de outras instituições, ou mesmo do cidadão comum. Esta base de dados facultará a acesso a imagens devidamente interpretadas e descritas para uso lúdico, de formação ou de educação.

Prazo de execução: este projecto AstroCosmos é para ser implementado no terreno durante o primeiro ano e lançado em pleno com as suas actividades, no prazo máximo de 2 anos.

Investimento: de acordo com o estudo feito e que contempla estimativas do custo de todo o equipamento necessário e respectiva instalação, o projecto tem um investimento total de 224.500 €.

Proponentes do projecto
  • Rui Jorge Lourenço Santos Agostinho

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

1Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

Assim, não dá mesmo…!!!

 

19062018:

De acordo com a previsão o IPMA, para esta terça-feira (19.Jun) prevê-se céu pouco nublado, com aumento de nebulosidade no Centro e Sul, sendo que a partir da tarde há ainda condições para aguaceiros e trovoada.

Para amanhã, quarta-feira (20.Jun), está previsto um aumento da nebulosidade com condições para aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.

Os cenários de nebulosidade, aguaceiros, trovoadas, pequena descida da temperatura e até mesmo granizo irão manter-se, pelo menos, até à próxima sexta-feira.

Será que o São Pedro entrou de férias e esqueceu-se a quantas anda?

19062018@19:28:

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

1Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

472: 18.Jun.2018

 

 

18062018@22:16: Céu muito nublado com poucas abertas, nem parece que estamos a meio do mês de Junho! Incrível este tempo! As primeiras imagens com a Nikon B500 ainda consegui algumas abertas embora estivesse com luz crepuscular, mas quando montei o Mak, já não tive mais hipótese, tendo ainda conseguido uma imagem conforme se pode ver pela única imagem conseguida com a Canon 760D.

18062018@18:26: temperatura bastante quente (33ºC) mas o céu com muitas nuvens, encobrindo o Sol. Não sei se mais logo existirá abertura para mais uma sessão fotográfica, logo veremos.

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

471: Em que lua estamos?

 

Lua de Hoje – 18.Jun.2018

Lua Crescente

A lua de hoje está 28.39% visível e está a crescer. Faltam 2 dias para a fase Quarto Crescente.

Distância da Lua à Terra: 366.980.95 km
Idade da Lua: 5.28 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Quarto Crescente
Visibilidade da Lua: 28.39%


Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

0Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]

470: 17.Jun.2018

 

 

17062018@22:55: hoje, estava tudo em ordem, a Lua já tinha feito as pazes comigo, os equipamentos também e consegui estes bonecos:

As imagens acima ainda foram tiradas com claridade crepuscular. As imagens de baixo já o céu estava escuro.

17062018@16:04: céu limpo. temperatura a 31ºC, Lua a 20% em crescente, veremos logo as condições para a sessão fotográfica lunar. Desta vez, já tenho a Nikon B500 configurada para a Lua, espero melhores resultados. Vénus também encontra-se “perto” da Lua, espero melhores resultados que ontem. Quanto ao Mak, não sei se ontem estava constipado ou se foi da EOS 1300D… Veremos…

Lua de Hoje - 21.Jun.2018
eclypseblog 14 horas ago

A Lua de hoje esteve praticamente escondida dadas as condições adversas do céu, carregado de nuven… Read More

Lua de Hoje – 21.Jun.2018
Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
eclypseblog 1 dia ago

  No dia do solstício de verão também se começou a celebrar por iniciativa portuguesa, desde 1… Read More

Dia do relógio de Sol (21/06/2018)
Continuação do mau tempo...
eclypseblog 2 dias ago

  19062018@16:55: ... embora quente e com céu carregado de nuvens e chuvinha de Verão... Os as… Read More

Continuação do mau tempo…
Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
eclypseblog 2 dias ago

A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espectáculo de… Read More

Noites no Observatório – Um Universo com ALMA
Sessão lunar 19.Jun.2018
eclypseblog 3 dias ago

  19062018@21:50~22:49: Embora com céu nublado, a paciência de esperar uma aberta superou a pa… Read More

Sessão lunar 19.Jun.2018

1Shares
Our Score
Our Reader Score
[Total: 0 Average: 0]